sexta-feira, 18 de abril de 2008

ARTISTAS DA TERRA (1) - AZULÃO


Bem pessoal, hoje lançarei uma serie de post's falando um pouco mais sobre os artistas de nossa terrinha, e começarei pelo maior cantor (minha opinião pessoal) que caruaru já teve, adoro esse carinha

muito simples e levando o nome de nossa cidade por todo mundo


Azulão nasceu em Brejo de Taquara, distrito de Caruaru, em 25 de junho de 1942. Batizado como Francisco Bezerra de Lima, ganhou o apelido do radialista Arlindo Silva, pelo fato de só se apresentar com roupas azuis.
Aos noves anos já arriscava umas cantigas ouvindo os tios que eram músicos mas foram a interpretação e os acordes de Luiz Gonzaga que despertaram em Azulão a paixão pela música. Nessa época o menino Francisco vendia picolé nas ruas de Caruaru, e eventualmente apresentava-se no auditório da Rádio Difusora. Em 1964 Azulão já era sucesso, com Olhei meu Amo. Veio então o convite do Mestre Camarão para integrar como vocalista a Bandinha do Camarão (primeira banda de forró do Brasil), onde passou vários anos e gravou discos. Em 1975 gravou seu primeiro Long Play solo - “Eu Não Socorro Não” - , pelo selo Esquema.
A partir de então não parou mais, ano após ano emplacando sucessos em todo nordeste, como “Dona Tereza”, “Nega Buliçosa”, “Mané Gostoso”, “Trupé de Cavalo”, “Tô Invocado”, “Afogando a Minha Dor” e tantas outras. Como compositor ele retrata com clareza as coisas da sua gente, da sua região. Suas canções podem ser ouvidas nas vozes de Marinês, Genival Lacerda, Jacinto Silva, Os Três do Nordeste, Marinalva, Joana Angélica, Déu do Baião, Valmir Silva e além de outros grandes nomes da música nordestina.
Solte o Azulão é um lançamento do selo Coreto Records, com o patrocínio da CHESF e da Fundação de Cultura de Caruaru.

precisamos de comentarios

pessoal o blog ta o maximo
mas preciso de um favor dos leitores


preciso qe vocês comentem as postagens para sabermos a opinião de todos

aceitamos elogios, sugestões e dicas

abraços

quarta-feira, 16 de abril de 2008

tempo nublado


A previsão para esta quarta-feira (16) em Pernambuco é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva esparsas no Litoral e na Zona da Mata e pancadas de chuva isoladas nas demais áreas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para o Agreste, o Inmet prevê tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas. A temperatura no Estado é estável com máxima de 32ºC e mínima de 18ºC.
No Recife, o dia será nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva esparsas. Os termômetros marcam entre 31ºC e 22ºC.

IBAMA


Uma operação realizada segunda-feira e nessa terça-feira (15), em quatro cidades do Sertão do Estado, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na apreensão de aproximadamente 56 metros cúbicos de lenha e no embargo de 28 empresas. A ação, intitulada Mata Nativa 2, foi feita por 20 fiscais do Ibama. Só em multas, as empresas embargadas terão que pagar algo em torno de R$ 8,4 milhões, por falta de licença de funcionamento ou por falta de vistoria técnica. A princípio, a fiscalização deve continuar nesta quarta, com a visita a outras empresas, fato que não foi confirmado pelo Ibama. Como é um crime de menor potencial ofensivo, ninguém foi preso.
“Mesmo sem termos prendido ninguém, várias pessoas que estavam nas empresas foram ouvidas e responderão inquérito por conta das irregularidades encontradas”, explicou Leslei Tavares, chefe de fiscalização do Ibama. A fiscalização aconteceu nos municípios de Araripina, Ipubi, Trindade e Ouricuri. “Essas cidades utilizam muita madeira, muita lenha, por conta do pólo gesseiro, que é forte na região”, completou Tavares.
Um total de 52 empresas foram fiscalizadas nesses dois dias. Dessas, 44 apresentaram irregularidades. “Realizamos uma operação semelhante a esta em 2007. Como já tínhamos encontrado irregularidade, voltamos para ver se tinham se adequado às exigências. Concentramos a fiscalização nessas que estavam com pendências desde o ano passado. Muitas não se regularizaram e por isso estão sendo multadas. A maior irregularidade que encontramos foi a falta de licença ambiental, que é dada pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH)”, disse Tavares.
Outra infração encontrada pelos fiscais do Ibama foi o fato de muitas empresas não possuírem a lenha que disseram ter legalmente. “Muitas têm documentos atestando, por exemplo, que precisam de 20 estéries de lenha. Entretanto, muitas não podem operar com mais de 5. Isso é uma irregularidade que também rende multa. Houve empresas que não souberam explicar, com uma documentação válida, porque tinham mais lenha do que realmente necessitavam”, afirmou Tavares.
Apesar da fiscalização que pegou muitos donos de empresas de surpresa, a quantidade de lenha apreendida pelo Ibama foi considerada baixa. “Nos últimos dias, o Sertão foi castigado pelas chuvas. Muitas áreas estão alagadas e isso dificulta que as empresas consigam muita lenha. Com certeza, no verão essa quantidade seria muito maior”, finalizou Tavares. A expectativa é que algumas empresas ainda sejam fiscalizadas nesta quarta pelo Ibama.

ACIDENTE EM CARUARU

Uma mulher morreu em um acidente que envolveu um carro e uma moto na BR-104, nessa terça-feira (14), em Caruaru, Agreste pernambucano. Bernadete Severina da Silva, 58, vinha na garupa de uma moto CG, de placa KLG-6205, quando um Gol branco, de placa KFI-9215, colidiu na traseira do veículo. Bernadete caiu da moto e teve várias fraturas, morrendo no local. O piloto Moisés Manoel Moura sofreu ferimentos leves e foi medicado no Hospital Regional do Agreste.
O acidente aconteceu por volta das 18h, no Km 71. Bernadete estava indo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru, onde trabalhava há cerca de oito anos, para sua casa, no Sítio Brejo Novo. “O piloto, que era sobrinho da vítima, tentou cruzar a BR-104 para chegar ao sítio quando a moto foi atingida na traseira”, contou o agente da Polícia Rodoviária Federal Marcílio Veras.

sábado, 12 de abril de 2008

DILVELGUE NOSSO ESPAÇO

ajudem a divulgar nosso blog galeirnha


fazendo isso você fara um favor a população de nossa cidade querida
aqui sim temos informação séria

horario novo pro comécio caruaruense


Lojistas do Centro de Compras, Fábrica da Moda, Pólo Comercial de Caruaru e do Parque 18 de Maio estiveram reunidos esta semana com o Sindloja, para definir o horário de funcionamento nos dias de Feira da Sulanca. Os participantes solicitaram ao sindicato que as lojas que funcionam ao redor do Parque 18 de Maio fiquem abertas nos dias de feira até as 20h.
Outro ponto discutido entre a categoria foi a alteração do parágrafo 12º da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2006/2008, que regula o funcionamento do comércio de segunda a sábado e nos feriados. As solicitações serão apresentadas durante uma reunião que o Sindloja terá com o Sindecc nesta primeira quinzena de abril, para fechar a CCT deste ano.

Alto do Moura em festa!


Quem mora ou sempre vai ao Alto do Moura sabe que há na comunidade artistas das mais variadas manifestações culturais populares, embora o artesanato seja a principal fonte de renda e de reconhecimento do local. Uma dessas manifestações é a mazurca, representada pelo Grupo Mazurca Pé Quente, também conhecido como Mazurca do Alto do Moura.O grupo Mazurca Pé Quente foi uma das 260 iniciativas contempladas pelo Prêmio Culturas Populares 2007. O concurso, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, premiou com R$ 10.000 pessoas físicas, instituições brasileiras de natureza cultural (públicas ou privadas), sem fins lucrativos, e grupos formais e informais em todo o Brasil. O resultado, anunciado em dezembro do ano passado, teve Pernambuco como o estado com maior número de projetos selecionados - 30 ao todo. Aprovado na categoria de grupos informais, o principal investimento do Mazurca Pé Quente foi em equipamentos de som, a fim de garantir maior qualidade e autonomia às suas apresentações. Um novo figurino também foi adquirido: vestidos, camisetas, calças, sandálias, bijuterias, chapéus, flores e lenços.Para comemorar a premiação e exibir os resultados do Prêmio, o grupo fará, no próximo dia 19, uma grande festa no Alto do Moura. Na programação, além da Mazurca Pé Quente, apresentam-se as bandas recifenses Casas Populares da BR 232 e Forró de Cana. Também serão exibidos o vídeo "Mazurca Pé Quente", apresentado na última edição do Cine Chinelo, e a mostra fotográfica Mazurca do Alto do Moura, ambos da jornalista e produtora musical Raquel Santana, que vem desenvolvendo projetos com a Mazurca Pé Quente há um ano e meio.
Objetivo é resgatar a tradiçãoFormado há sete anos, o grupo Mazurca Pé Quente possui 19 integrantes da comunidade do Alto do Moura, a maioria pessoas da terceira idade, além de jovens. O objetivo é resgatar uma tradição passada de geração a geração. As brincadeiras de mazurca, antes tão tradicionais no local, especialmente nas festas de São João, estavam prestes a desaparecer. A decisão de se reunirem foi a resposta dos artesãos e artesãs da localidade para recuperar um traço de suas identidades. O nome "Pé Quente" faz referência aos passos da dança, que lembram a batida compassada de um coco elementar, marcada apenas por um instrumento - o ganzá. Os integrantes, trajados em vestes coloridas, dispõem-se em um círculo como em uma roda de coco e respondem à cantoria puxada pelo mestre mazurqueiro. As músicas cantadas, que fazem parte da tradição oral, também guardam coincidências com alguns versos e melodias de cocos de outras regiões de Pernambuco.No repertório do grupo, os mestres mazurqueiros, como o Seu Lauro, também compõem suas próprias cantorias, renovando a tradição perpassada há séculos pela união entre a música popular européia (como a valsa e a polca) e a cultura negra e indígena. O grupo já se apresentou com outras mazurcas da região e foi uma das atrações do 29° Festival Internacional de Folclore de Caruaru, realizado no mês de março. Em fevereiro passado, o grupo gravou mazurcas de seu repertório em um estúdio móvel instalado no Ponto de Cultura Coco de Umbigada, em Olinda.Todo ano, o grupo participa da programação do São João de Caruaru e se apresenta, ocasionalmente, em sítios da zona rural do município. A única vez em que a Mazurca Pé Quente se apresentou no Recife foi em março do ano passado, durante a exposição do ensaio fotográfico Mazurca do Alto do Moura, projeto de conclusão do curso de graduação em jornalismo pela UFPE de Raquel Santana.

Alto do

sexta-feira, 11 de abril de 2008


Há opções para todos os gostos no Abril pro Rock neste sábado: nada menos que 15 bandas vão passar pelos três palcos do evento, que segue sua tradição de mesclar grupos novos com nomes já consolidados do rock nacional e internacional. Lobão e Céu estão entre as atrações principais do segundo dia do festival.
A noite começa com a Madalena Moog (PB), que foi uma das duas vencedoras do concurso Link Musical e tem influências de The Cure, The Smiths, Sonic Youth e Stereolab. Em seguida, vem o rock nervoso da Erro de Transmissão (PE) e o som dançante da Sweet Fanny Adams (PE). Já a Barbiekill (RN) mistura new wave, indie rock, funk e rock inglês.
Uma das atrações mais esperadas da noite é a cantora Céu (SP), que freqüentou o topo do ranking de revelações da revista norte-americana "Billboard" e faz uma MPB com toques eletrônicos e jazísticos. Grávida de seis meses, ela promete seguir sua marca já registrada de fazer uma apresentação com clima introspectivo.
A Violins (GO) traz seu som com apenas uma guitarra, mas sem nenhum violino, como o nome da banda poderia sugerir. A Autoramas (RJ), por sua vez, exibe toques de surf music, new wave, jovem guarda e punk rock.
A música clássica marca presença pelas mãos de Vitor Araújo (PE), polêmico pianista de 18 anos que vem sendo, ao mesmo tempo, criticado e aclamado por suas interpretações pessoais de obras consagradas. Formado pelo Conservatório Pernambucano de Música, ele também revela influências de jazz e música popular brasileira.
Wander Wildner (RS), que fez parte da banda punk Os Replicantes, e está em carreira solo há 12 anos, apresenta suas composições sarcásticas. Depois vem o Rockassetes (SE), grupo indicado ao prêmio Toddy de Música como artista revelação de 2007. Mutantes, marchinhas e psicodelia entram no balaio do Jupiter Maçã (RS).
O rock indie dos anos 90 - com bandas como Pavement, Guided by Voices e Yo La Tengo - são a base do trabalho do Superguidis (RS). Da Nova Zelândia vem o grupo The Datsuns, que contou com a produção do ex-Led Zeppelin John Paul Jones na produção do seu disco pesado, com ares de MC5 e ACD.
A música instrumental é a praia da Pata de Elefante (RS), tida como “a salvação da música instrumental brasileira” pela revista Bravo! em 2005. O veterano Lobão (RJ) fecha a noite. Fundador da lendária Blitz, o também apresentador da MTV canta hits como "Essa noite não", "Décadence avec élégance", "Me chama" e "Rádio blá".SERVIÇO:Abril Pro Rock 2008Dias 11, 12 e 27 de abril Chevrolet Hall
www.abrilprorock.com.brIngressos:Dias 11 e 12R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Ingresso social: R$ 30 + 1kg de alimento não perecívelCamarote: R$ 800 (1º piso), R$ 600 (2º piso) e R$ 500 (3º piso)Dia 27 R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Ingresso social: R$ 50 + 1kg de alimento não perecívelCamarote: R$ 1.500 (1º piso), R$ 1.000 (2º piso) e R$ 800 (3º piso)
* As primeiras 2 mil pessoas que comprarem ingressos para 2 ou 3 dias, juntos, ganham um CD promocional do Abril Pro Rock.* Censura: 14 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de parentes de até 3º grau, maiores de idade.

QUE VENHA O SÃO JOÃO!


Um titulo que Caruaru ostenta com orgulho e faz por merecer. Além da cidade polo comercial no Agreste de Pernambuco, liderando cerca de 40 municípios, é, incontestavelmente, uma referência no cenário folclorico-cultural do Nordeste
Dentre as chamadas "festas do interior", onde a caracteristica mais marcante é a espontaneidade, os folguedos que constituem o seu ciclo junino destacam-se cada vez mais com o passar dos anos, sendo hoje evento reconhecido nacional e internacionalmente.
Tão importante quanto sua função de preservar, vivenciar e difundir a cultura popular nordestina, as festas juninas de Caruaru - diga-se a expressão autentica de sua alegria e hospitaleira gente - tem também a potencialidade de liderar o fluxo turistico na região.
A cidade, transfom ada num imenso arraial, acolhe milhares de visitantes cujos números vêm aumentando consideravelmente e refeltindo diretamente nao so na economia local, mas aquecendo e descobrindo outros polos vrzinhos para o mercado.
Seriam suficientes apenas essas abordagens para se justiçar tamanho sucesso. No entanto, uma manifestação tão singular nos reserva outras e agradáveis surpresas, cujo encanto se revela nas cores, formas e ritmos dessa cidade encantadora, de clima convidativo, onde se brinca "O MELHOR SÃO JOÃO DO BRASIL".

VALMIRE DIMERON PORTO

POLÍTICA - Renúncia do Prefeito


A tarde da última sexta-feira (4), o prefeito Tony Gel (DEM) realizou uma manobra política nunca vista antes em Caruaru: deixar o cargo executivo para se candidatar a vereador. Com sua saída, o presidente da Câmara, Manoel Teixeira de Lima (Neguinho Teixeira-PSDC), assumiu o comando do Palácio Jaime Nejaim pelos próximos nove meses. O anúncio oficial da saída de Tony Gel ocorreu no escritório político da primeira-dama e deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), às 14h, logo após uma reunião de quase duas horas com secretários, adjuntos, diretores de departamentos e assessores especiais. Ao falar para a imprensa, o prefeito mostrou-se muito à vontade e fez questão de afirmar que disputar uma vaga para a Casa Jornalista José Carlos Florêncio realmente sempre foi um desejo pessoal. "Sempre tive um sonho de ser vereador e o destino quis que eu me candidatasse primeiro a prefeito." Sua primeira disputa eleitoral foi em 1988, quando ele perdeu nas urnas para o atual vice-governador João Lyra Neto (PDT). Depois, Tony Gel elegeu-se deputado federal e, desde então, nunca ficou sem mandato, disputando a prefeitura mais três vezes, perdendo mais uma para João Lyra Neto e vencendo duas (2000 e 2004).Ao explicar suas razões, Tony Gel fez questão de dizer que se reuniu com a bancada de vereadores que o apóiam e, como havia prometido uma candidatura de vereador puxadora de votos - há cerca de dois meses ele disse que apresentaria um candidato com mais de 10 mil votos - estava cumprindo sua promessa. "Acredito que podemos reeleger os vereadores que já estão lá e eleger mais alguns", afirmou Tony Gel. Alguns pré-candidatos, como o ex-vereador e atual secretário de Esportes, capitão José Luiz, já avisou que não vai disputar o pleito e seu candidato será Tony Gel. "Eu iria para briga (disputar a eleição), mas acho mais importante apoiar o ex-prefeito neste seu projeto político", disse o secretário. Tony Gel afirmou ainda que sua renúncia não era um golpe eleitoral e lembrou que a opção está prevista na Constituição Federal.



Jornal Vanguarda - publicado em 04/04/2008

Wagner Gil

noticias 24 horas

o nosso blog vai contar tambem com serviço de notícias colocando nosso leitor em sintonia com tudo que acontece no mundo de Caruaru

Estreia

Bom minha gente, estamos começando a nossa jornada
devido ao trabalho e a falta de tempo pretendo mostrar pra vocês o melhor da nossa cidade, nossa cena cultural, musical e polica, nossas atualidade e noticias que nos interessam
espero que gostem, do blog
comentem e principalmente divulguem, pois a propaganda é a alma do sucesso
um "xero" pra todos