Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (15), no Recife, a Fundação de Cultura e Turismo apresentou os resultados à imprensa
Após 42 dias de festividades do São João de Caruaru, considerado o Maior e Melhor do Mundo, a Prefeitura Municipal mostrou-se satisfeita com o resultado do evento. Apesar da proposta inovadora de retomar as tradições culturais de nossa terra, vetando a participação de bandas que em suas letras usam palavras de baixo calão, o resultado final foi satisfatório.
O balanço do São João 2009 foi divulgado através de uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, dia 15, no Delta Café, no Recife Antigo, e contou com a presença do presidente da Fundação de Cultura, José Pereira, do secretário de Imprensa, André Lubambo, além de jornalistas.
De acordo com o relatório divulgado, a rede hoteleira de Caruaru teve ocupação de 100% durante o período, inclusive com uma mudança no perfil do turista que visitou a cidade devido à mudança no formato do evento. "Em relação ao público que circulou pelo Parque de Eventos Luiz "Lua" Gonzaga, a quantidade superou as expectativas. Os dados da Polícia Militar comprovaram um aumento no espaço físico da festa, que recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas nesses 42 dias", revelou Pereira.
O item segurança foi outro fator positivo registrado na avaliação. Além da vigilância privada, cerca de 600 policiais militares, civis e bombeiros estiveram dando suporte e garantindo a segurança de todos, bem como 30 câmeras instaladas no local, em lugares estratégicos. Segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar de Caruaru, na área do Parque de Eventos, a redução da violência foi de 54% em relação a 2008. Na região das drilhas, houve uma diminuição de 81% comparado ao ano passado.
O presidente da Fundação de Cultura, José Pereira destacou ainda o recorde de atrações que representam o verdadeiro forró autêntico. "Com o resgate da tradição e os investimentos no forró tradicional, tivemos um número recorde de atrações do verdadeiro forró nos diversos polos da festa. Ao todo, foram mais de 620 apresentações artísticas", ressaltou.
O novo modelo também atraiu o interesse dos patrocinadores. "As marcas apostaram como nunca na festa da Capital do Forró. Foram mais de R$ 6 milhões captados com patrocinadores, o que corresponde a um aumento de 30% com relação ao ano passado. Números positivos em momento de crise com as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura", concluiu.
NOVOS PROJETOS Na ocasião, José Pereira revelou novos projetos para as próximas semanas. Um deles deve sair do papel ainda neste mês com a realização de uma exposição em homenagem aos profissionais da imprensa que trabalharam durante os 42 dias de festa. "Essa mostra contemplará fotos desses profissionais e acontecerá no Arraial Vitalino, onde as empresas montaram seus stands. É uma forma de homenagear essas pessoas que tanto contribuiram para o sucesso do São João da Tradição."
Outra proposta para o Arraial Vitalino é a realização de um momento de fé, todas as 18h. "A nossa intenção é reunir pessoas para, juntas, rezarem a Ave-Maria entoada pela voz do ilustre cantor Luiz Gonzaga", revela Pereira. Para agosto, quando se comemora o Folclore, a intenção é montar uma grande exposição com brinquedos artesanais, a exemplo de bola de gude, baleadeira, carros de lata, entre outros. Já em outubro acontecerá o "Festival da Juventude". - "Jornal Vanguarda - 19/07/2009"
Nenhum comentário:
Postar um comentário